domingo, 13 de junho de 2010

24 e 25 de junho a Oficina Conservação de filmes e vídeos - ArqSP

24 e 25 de junho a Oficina Conservação de filmes e vídeos - ArqSP

Desde o surgimento do cinema, no final do século IX, até os dias de hoje, a imagem em movimento conquistou espaços cada vez mais expressivos em nossa sociedade. Especialmente para a cultura ocidental, o mundo tornou-se inimaginável sem o cinema, a televisão, os vídeos e DVD. Um Arquivo Audiovisual tem a difícil missão de conservar um dos objetos mais representativos da cultura do último século e ao mesmo tempo um dos objetos mais frágeis que a humanidade já criou. Filmes, vídeos, DVD são materiais delicados e exigentes que só sobrevivem por tempo museológico através de ações permanentes de conservação preventiva.

Um Sistema de Conservação para acervos audiovisuais deve ser pertinente ao tipo de material que trabalha no que se refere a sua guarda, manipulação e acesso. Para isso, é fundamental que conheça cada um desses objetos, reconheça as formas de deterioração e seus agentes, e seja capaz de tomar as atitudes necessárias para manter a integridade do objeto e das informações nele contidas.

Por causa dessas questões de relevada importância, a Associação de Arquivistas de São Paulo, ARQ-SP, estará promovendo nos dias 24 e 25 de junho a Oficina Conservação de filmes e vídeos, dando continuidade à programação 2010 do Projeto Como Fazer.

Este curso tem um caráter extensivo; seu objetivo é dar uma visão panorâmica das questões fundamentais da conservação de acervos audiovisuais e situar o aluno dentro de um universo, em geral, pouco conhecido. Embora seu programa seja denso, a intenção do curso não é formar técnicos, mas antes oferecer ferramentas para que o aluno saiba buscar os caminhos mais coerentes ao desenvolver um trabalho de conservação audiovisual.

A oficina será ministrada pela professora Maria Fernanda Curado Coelho, que é bacharel em Comunicação Social e especialista em Cinema, Rádio e TV, pela Fundação Armando Álvares Penteado – FAAP; pós-graduada em Museologia pelo Instituto de Museologia da Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo - FESPSP e mestra em Conservação Audiovisual pela Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo - ECA/USP. Trabalha com acervos audiovisuais desde 1979, principalmente na Cinemateca Brasileira, onde desenvolveu atividades nos setores de Preservação e Restauração e ocupou o cargo de Coordenadora de Preservação até novembro de 2008. Tem prestado assessoria a diversas instituições em todo território nacional.
O curso está voltado a profissionais que atuam em arquivos, bibliotecas, centros de documentação, museus e instituições congêneres, que tenham sob sua responsabilidade acervos de filmes ou vídeos que precisam ser preservados, estudantes e interessados em geral.

Data: 24 e 25 de junho (5ª e 6ª feira)

Horário: das 9:30 às 12:30 e das 13:30 às 16:30 horas

Local: Departamento de História - FFLCH/USP – Av. Prof. Lineu Prestes, 338 (Cidade Universitária) - SALA N (sede da ARQ-SP)

Informações e inscrições: http://www.arqsp.org.br/?&keyword=ARQ-SP+Principal - Clique sobre o nome do curso para conhecer o programa da oficina, o valor do investimento epara acessar a ficha de inscrição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário